A MATRIA, no seu compromisso pela verdade e pela proteção integral dos direitos humanos das mulheres e crianças, tem feito um trabalho de combate às fake news fortemente replicadas em diferentes sites de órgãos públicos brasileiros.
“Caras representantes da Mátria,
Reconhecemos a ausência de estudos específicos que sustentem a afirmação sobre a expectativa de vida das pessoas trans presentes no texto e, por isso, estamos corrigindo a matéria e indicando a alteração feita aos leitores. No entanto, destacamos o compromisso dos veículos de comunicação social do Senado Federal com a veracidade das informações neles veiculadas. Equívocos podem ocorrer ao longo do processo e, graças a alertas como o feito pela Mátria, sempre é possível corrigi-los a contento. Assim, entendemos que as alterações porventura efetivadas não invalidam todo um trabalho de apuração e pesquisa, motivo pelo qual não concordarmos com a referência a 'fake news' no corpo de sua manifestação. Pedimos desculpas pelo equívoco apontado e agradecemos o alerta.
Atenciosamente,
Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal”
A matéria com a informação corrigida encontra-se aqui: https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/especial-cidadania/vida-de-transexuais-no-brasil-e-marcada-por-preconceito-e-violencia